quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O início da fala do bebê

 
Passada a fase do balbucio (dos 6 meses até os 12 meses, aproximadamente) o bebê começa a falar as primeiras palavras.
 
Esta nova etapa da linguagem dos pequenos é uma delícia, tanto para os pais como para eles, que descobrem esta ferramenta poderosa que vai acompanhá-los por toda a vida.
 
Dos 12 aos 18 meses, os bebês falam de 2 a 6 palavras inteligíveis (ou seja, que nós conseguimos entender), que normalmente são substantivos e verbos. Além dissso, formam frases com 1 palavra (usam uma palavra-chave, por exemplo: ao invés de dizer "eu quero água", usam apenas a palavra "água"). Nesta fase, os bebês utilizam a fala para nomear e pedir.
 
Como eu disse no outro post, o Thomás começou a falar com 1 aninho e as primeiras palavras inteligíveis  foram papai, mamãe e dá (do verbo "dar"). Depois vieram Bua (Buia, o apelido do meu irmão), Ia (Chiva, o cachorro da minha mãe), Eia (Tequila, a cachorra do sítio). Hoje ele está com 1 ano e 2 meses e fala cerca de 6 palavras.
 
Vocês devem achar engraçado que, várias palavras, são ditas apenas com as vogais. Mas é assim mesmo, pois elas são mais fáceis de serem pronunciadas. Depois das vogais, os primeiros sons (fonemas) que o bebê fala são M, P, B, T, D.

Dos 18 aos 24 meses, o bebê repete bastante a fala dos adultos e, por isso, é ainda mais importante que sejam estimulados a falar. Eles vão aprendendo cada vez mais e mais palavrinhas. O vocabulário deles vai aumentando muito rapidamente e viram umas tagarelinhas. Nesta etapa, o número de palavras inteligíveis cresce para 6 a 20, com substantivos, verbos, adjetivos e advérbios. As frases já tem duas ou mais palavras e iniciam-se as perguntas.
 
É importante lembrar que os bebês continuam a utilizar gestos para se comunicar (apontar, mostrar). Estes gestos nos acompanham até a idade adulta e são super importantes,  complementando a linguagem. No entanto, não é bom que os bebês usem APENAS ou PREFERENCIALMENTE gestos, mas sim que eles sejam acompanhados da fala. Por isso, incentivem sempre para que eles também usem a fala para pedir o que desejam.
 
 
Novamente eu digo: o desenvolvimento varia muito de acordo com a criança e com o ambiente no qual ela está. Por isso, tenham calma, estimulem seus filhos, mas esperem que eles se desenvolvam no seu próprio ritmo. Eu não via a hora do Thomás falar "mamãe" e quase morri quando isso aconteceu.
 
Depois vou falar sobre a fala e a linguagem a partir dos 2 anos, senão o post fica muito extenso.
 
Qualquer dúvida, perguntem, meninas. Estou à disposição.
 
Beijos.

Um comentário:

  1. Day...
    Estou amando seu blog, acompanho sempre que posso.
    AS dicas são maravilhosas.
    Beijos e muita saudades de vc.
    Carol.

    ResponderExcluir

Adoro os comentários de vocês!