terça-feira, 13 de novembro de 2012

O dilema da chupeta


 
Muito bem. Começando o primeiro grande conflito: a mamãe fono deu chupeta para seu filho.

Mas eu tenho uma boa explicação: primeiro que eu não sou radical em nada que faço, nem na vida pessoal nem na profissional. Eu não sou totalmente contra a chupeta. Sempre oriento as mães dos meus pacientes a não “apresentarem” a chupeta para seus filhos, porém, eu sei que nem sempre isso é possível, pois há casos e casos.

Eu não queria dar chupeta para o Thomás, acho feio ver uma criança de chupeta, além de todas as outras alterações que PODE causar. Mas desde que ele nasceu, só queria ficar no peito, o dia todo, claro, pela sua necessidade inata de sucção.

Todos os recém-nascidos têm esta necessidade, porém, alguns se satisfazem com a amamentação, outros precisam de uma ajudinha (a chupeta). Como ele não largava o peito para nada, resolvi dar a “bendita” e ele foi gostando dela cada dia mais.

O papai, que até então estava tranquilo, agora está desesperado para que ele pare de usar. E agora, o que fazer?

A chupeta pode realmente causar alterações na musculatura facial e na arcada dentária, já que as estruturas ficam em uma posição inadequada na cavidade oral. Por isso, é importante evitá-la. Às vezes, as pessoas me falam: “eu usei chupeta até os 10 anos de idade e meus dentes não desalinharam”. É possível, mesmo, mas isso tem relação com a genética de cada pessoa.

Uma coisa é fato: se a chupeta for retirada antes dos 2 anos de idade, a probabilidade das estruturas se alterarem é menor. E se  já estiverem alteradas (com a mordida aberta, por exemplo), a probabilidade de voltarem ao normal é maior.

Tenho comigo que, antes de completar seus 2 anos, o Thomás não estará mais usando chupeta. Ai meu Deus, será que vai estar mesmo sem ela?! Vamos ver.

Ah, ele usa a chupeta da marca AVENT (que eu acho a “menos pior”). Também gosto de alguns modelos da CHICCO.

O que vocês acham disso tudo?
 

Um comentário:

  1. Minha filha tem 2 anos e 8 meses e seu "bubú" é um dos seus companheiros em casa. Sempre que posso tiro dela, mas como é ansiosa, a mao vai para a boca fácil demais. Daí, eu prefiro o Bubú (chupeta). Agora em janeiro/2013 perto dos seus 3 anos, vamos dizer a Valen que seu bubú já está cansado de ser chupado e que devemos deixá-lo de lado. Com muita angústia, mas ao mesmo tempo, com fé que ela como em todas as etapas de mudanca, vai reagir super bem....depois conto o final da história. hahahahaha

    ResponderExcluir

Adoro os comentários de vocês!