quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Amamentação parte II - demorou, mas chegou!


Desculpem a demora, mas não estava inspirada para terminar este post. Agora foi.

Quando eu engravidei, pedi muito a Deus para me dar força de vontade e boas condições para amamentar. Eu queria muito. Graças a Ele, meu peito não rachou (doeu um pouco, mas nada grave), o leite desceu logo e o Thomás teve uma boa “pega”. Todos estes fatores ajudaram para que eu amamentasse tranquilamente durantes 8 meses.

Quando se fala em amamentação, tudo parece muito fácil, sendo que, na verdade, é um assunto complexo, que merece ser bem explicado. Eu mesma tive várias dúvidas e vejo que minhas amigas que tiveram filho também ficaram bastante inseguras quanto a esse tema.

A amamentação é importante, pois contém todos os anticorpos que o bebê precisa. E toda mãe tem o leite ideal para seu filho, portanto, não existe leite “fraco”, mas sim uma pega incorreta do bebê, que não abocanha toda a auréola do seio, somente o bico, para que a sucção seja eficiente.

Este movimento de sucção que o bebê faz para obtenção do leite materno é importante para o crescimento e desenvolvimento dos lábios, da língua e de outros músculos da face. Também auxilia no crescimento harmônico das estruturas ósseas da face e garante espaço na boca para o correto posicionamento dos dentes. No processo da amamentação, o bebê move cerca de 20 músculos da face, ajudando, posteriormente, na produção dos sons da fala pela criança.

 

Por mais difícil que possa parecer, meu conselho é que se esforcem para amamentar seus filhos pelo maior tempo possível.  Além da sensação maravilhosa de estar produzindo o alimento de seu filho e do contato pele a pele, são inúmeros os benefícios para o bebê e para a mamãe.

 

Eu usei esta concha para ajudar a formar o bico, a partir da 34ª semana de gestação.


Depois que o Thommy nasceu, continuei usando-a para que o leite não derramasse e para proteger o bico.
No início, procurava mudar as posições, para ver se facilitava pra mim e para o Thomás mas, por fim, preferia a posição tradicional, mesmo.
 
 
 
Espero que tenha ajudado e incentivado as mamães na amamentação. Beijos!
 
 

2 comentários:

  1. Ajudou muito Day, estou na 32 semana e tinha me esquecido de 8usar a concha, muito bem lembrado. Espero amamentar muitooooo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por comentar....essa concha facilita bastante. Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro os comentários de vocês!